•  (31) 3785.7202
  •  Whatsapp: (31) 99185.0000
Remadores no barco Four Skiff

Como exercer papéis de liderança?

Descubra com qual das 4 dimensões do ser humano você tem mais contato e o que isso tem a ver com o seu estilo de liderar.”

Quando você ouve a palavra "liderança", no que você pensa? Você vê a imagem de um grande executivo? Ou de um grande sábio como Mahatma Gandhi?

Liderar não se trata exclusivamente de direcionar uma equipe corporativa para que ela esteja alinhada e entregue cada vez mais produtividade. Liderar, antes de se referir ao ambiente empresarial, “(...) é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos”. Se trata da capacidade de envolver um grupo de pessoas em prol de um mesmo objetivo.

E, ainda que não tenha se atentado para isso ou se reconhecido dessa forma, você tem um papel de liderança na sua vida. É que somos seres sociais e, ao longo dos anos, você certamente contará com a companhia de pessoas – familiares, amigos, colegas, amores, sócios e parceiros de trabalho – para trabalhar em prol de uma causa, seja ela criar uma família, construir um império ou simplesmente desfrutar da presença um do outro.

O trabalho individual que possibilita a saúde dessas relações e parcerias é, em suma, o mesmo que constitui um bom líder. Se trata da ampla conexão com a própria essência, criando e mantendo os espaços necessários para ter pleno acesso aos seus recursos. Ao se apropriar de suas experiências, suas ideias, seus valores, a sua maneira de se relacionar e a sua forma de enxergar as situações e pessoas, você está assumindo um papel de liderança: que tem tudo a ver com um elevado grau de autoconhecimento e de envolvimento e responsabilidade pela própria vida.

Para te auxiliar na parte de se conhecer, vamos apresentar algumas características de liderança que partem de cada um dos aspectos da Quadrinidade, que é trabalhada no Processo Hoffman e engloba as quatro dimensões do ser humano: intelectual, emocional, material e espiritual.

  1. Características intelectuais de liderança

Essas são fáceis de reconhecer! O que tendencialmente compõe a ideia de líder no imaginário é muito alinhado com as características relacionadas ao lado intelectual. A sequencialidade, a lógica, a precisão, a organização, a sistematização, a atenção aos detalhes, o interesse pelo conhecimento e aperfeiçoamento, o foco na razão, nos dados e no planejamento são esperadas de alguém na posição de liderança. No entanto, o excesso de foco nessas características pode levar ao tédio e ao perfeccionismo, engessando a forma de enxergar o entorno e agindo de forma punitiva e contraproducente consigo mesmo, focando nas mínimas coisas e perdendo o contato com o contexto e o plano maior. Outro problema consequente do excesso dessas características tem a ver com a aversão aos riscos que, em algum momento, pode fazer com que você perca oportunidades interessantes para o seu crescimento.

  1. Características emocionais de liderança

Nem sempre tão claramente reconhecidas no ambiente corporativo, mas atualmente muito demandadas, as características emocionais de um líder permitem que ele consiga tomar decisões difíceis em momentos de pressão, sempre considerando as pessoas e relações que atravessam as questões. A capacidade de colaboração e trabalho em equipe, a sensibilidade, a lealdade, a flexibilidade, a empatia e a paciência simbolizam um elevado grau de inteligência emocional. Um líder em contato sadio com o seu lado emocional é agradável e envolve a sua equipe com facilidade. Ainda que esta seja a busca atual de muitas pessoas, o foco neste aspecto pode trazer alguns problemas, como a dificuldade de dizer “não”, de confrontar e de defender as próprias ideias.

  1. Características materiais de liderança

Estas também são presentes na figura geralmente formada pela imagem de um líder. A ampla conexão com o lado material é reconhecida nos que têm o papel de liderança: inclusive a valorização de bens materiais e do dinheiro. Ter o foco no aspecto material, faz com que o indivíduo seja voltado aos resultados, independente, direto, disciplinado e organizado. O excesso dessas características, no entanto, pode fazer com que a pessoa seja uma péssima ouvinte, tendendo ao autoritarismo, à insensibilidade e à impaciência: traços que afastam os participantes de um grupo ou causa por não permitirem a real colaboração de todos os envolvidos.

  1. Características espirituais de liderança

Este tópico pode até causar um certo estranhamento à primeira vista. Afinal, qual é a relação entre espiritualidade e a liderança (algo tão aparentemente voltado à materialidade)? A dimensão espiritual do ser humano não necessariamente tem a ver com religião, destino ou deixar as situações e soluções à mercê de uma crença. Indivíduos em contato com a própria espiritualidade são altamente criativos, muito ligados às ideias, animados, populares, visionários e com muita capacidade de influenciar o seu entorno. Estar em contato com o seu lado espiritual auxilia no desenvolvimento dessas características porque proporciona uma visão mais ampla das situações e fé em si mesmo, no futuro e nos outros. Ainda assim, o excesso de valorização dessa dimensão pode trazer alguns problemas como a negligência às práticas, informalidade, impulsividade e falta de atenção ao planejamento e aos detalhes.

É evidente que todas essas características são importantes para que você assuma o papel de protagonista na própria história. A negligência ou o excesso de valorização de uma dessas áreas da vida traz desequilíbrios e te afasta da possibilidade de viver no seu melhor potencial, desfrutando de tudo que você mesmo pode se oferecer para, então, oferecer ao seu trabalho e à sua vida pessoal.

Nenhuma das características positivas e negativas mencionadas é inata: são aprendidas, apreendidas pelo seu olhar atento e curioso aos seus pais e cuidadores. A boa notícia é que você não é limitado a estes padrões e que é possível reconectar-se com o melhor de si de forma regular: o nosso Curso Essência visa restaurar esse contato e é ministrado tanto para grupos abertos quanto para grupos empresariais. Você pode conhecer e levar essa nova dimensão de liderança e protagonismo para você e para sua equipe. Entre em contato conosco!

 

Política de Privacidade

O Instituto Hoffman do Brasil se importa com a proteção da sua privacidade. Esta Política de Privacidade vem esclarecer a maneira pela qual coletamos e usamos suas informações pessoais.

Leia com atenção!